Mixagem - As Melhores Dicas Para Começar a Mix Perfeita

Eis que você gravou tudo certinho, no capricho, sua música está pronta para próxima etapa da produção. É nessa hora que iniciamos o processo de mixagem.

E é bem na hora de começar a mixagem que batemos de frente com várias dificuldades pelo caminho. Uma das maiores dores de cabeça que a maioria dos iniciantes no universo dos Home-Studios encontram ao iniciar essa etapa da produção é a dificuldade em se organizar dentro de sua DAW, saber qual canal é o que... Muitos também não sabem como fazer da mixagem algo que acrescente um diferencial na música...

Por isso, hoje o Home Studio Brasil vai te auxiliar, de uma maneira simples e objetiva, a dar os primeiros passos em seus projetos. Continue lendo e veja nossas dicas pra evoluir na sua mixagem

Mixagem - As Melhores Dicas Para Começar a Mix Perfeita
Mixagem - As Melhores Dicas Para Começar a Mix Perfeita
Todos nós sabemos que a arte de se fazer música não é como uma receita de bolo, onde você seguindo a risca cada ingrediente e cada medida acaba fazendo algo delicioso. A música é algo que deve ser sentida, e principalmente deve ser entendida por todos aqueles que ali estão tocando e produzindo.

A compreensão do seu trabalho é algo que faz total diferença, e também pode ser um dos atalhos que vão te ajudar a obter o êxito com o seu trabalho. Conversando sobre compreensão da música, entramos na nossa primeira dica de como iniciar o seu processo de mixagem com o pé direito:

Organize o seu Projeto em sua DAW

Pode parecer bobagem para alguns, mas acredito que muitos produtores que estão dando início em sua carreira trombam com essa dificuldade, principalmente quando estão no começo do processo de mixagem

Uma dica que faz toda diferença para agilizar e melhorar seu workflow e velocidade de trabalho é ter uma organização adequada. Todos sabem que quanto mais organizado um projeto, mais fácil é encontrar os pontos que precisam ser melhorados e corrigidos. 

Sempre que estou dando início ao meu processo de Mixagem busco organizar os meus projetos de maneira prática e de fácil entendimento. Essa pré-produção da mixagem é algo de suma importância para uma mix ágil e de qualidade. Uma sessão organizada ajuda, e muito, o produtor musical a se localizar dentro de sua DAW. 

Um exemplo de organização dentro da DAW.jpeg
Um exemplo de organização dentro da DAW.jpeg

Imagine você em meio a um processo de Mix, com todo aquele feeling e percebe que suas trilhas de guitarra precisam de um Reverb. Você parte pro mixer de sua DAW e no meio de todos aqueles canais e sends acabar perdendo aquele Reverb perfeito para as suas guitarras. Você perde um tempo considerável tentando se localizar e acaba perdendo a vibe e o ritmo do processo.

Não dá pra ser feliz assim, não é mesmo. Além do mais, se você, assim como eu, também faz as suas Mixagens In the Box, sabe bem o quanto de processamento é requerido do seu PC/Mac com esse estilo de Mix. 

Então, quando for começar sua mix siga os passos abaixo:
  • Renomeie todos os canais;
  • Organize a ordem dos canais;
  • Crie os grupos quando necessário;
  • Use cores para identificar os canais;
  • Crie os canais auxiliares necessários; 
  • Faça todos os endereçamentos. 

Ações como essa farão com o seu Job comece da melhor maneira possível e você perceberá como essa organização básica vai agilizar seu trabalho!

Já estamos preparando uma matéria com um guia completo sobre como organizar uma sessão pra mixagem. Em breve sai aqui no site. Cadastre-se abaixo para ser avisado assim que saírem novas matérias. 

Receba atualizações grátis 👇🏼



Entenda os Elementos da Música. 

Outra dica que me ajuda bastante nessa fase da produção, é buscar entender aquilo que a música quer passar. Pode parecer meio louco, mas toda canção tem os seus pontos de destaques, e, são eles os nossos melhores amigos no início de uma Mix. 

Tire um pouquinho do seu tempo, e ouça com toda atenção a música que você estará produzindo, entenda as suas nuances, busque encontrar os seus pontos de explosão, os pontos calmos e entenda quais são os elementos mais importantes em sua música. 

Recapitulando, antes de sair insertando os plugins, equalizando e comprimindo, ouça o seu projeto com o coração e encontre o ponto mais importante da música. Encontre qual instrumento é o principal da track, qual ponto alto da música. 

Em alguns músicas será o baixo dando todo o groove ao lado da percussão, em outras produções os Backing Vocals podem ser o clímax da canção. Ao encontrar o objetivo central da música, você terá total certeza para qual caminho você irá querer levar a sua produção !!! 


Estabeleça um Objetivo para a sua Produção. 

Após tudo estar organizado, todo o Workflow estar perfeitamente preparado, e você ter encontrado a direção da sua produção, chega a hora de colocar em prática a objetividade musical. 

É nessa hora que a brincadeira começa a ficar um pouco mais séria, e também é onde muitos produtores pecam. Nessa altura da produção você já deve ter em mente como cada plugin ou automação iram trabalhar em sua Mix. Você deve ter a versão mixada em sua mente e pensar em como atingir esse resultado. 

Estude, experimente, entenda como cada plugin trabalha. Busque encontrar ferramentas que combinam com aquele estilo musical. Teste bastante, mas saiba que no final sua ação deverá estar trabalhando perfeitamente com a sua canção. O equilíbrio geral da música deve ser conquistado nesse momento da sua produção. 


A última dica pode parecer algo bobo, mas faz toda a diferença em Mix...

Entenda que cada Detalhe da música faz toda a diferença:

Saiba abrilhantar ainda mais a sua produção, não estou falando de exageros, mais sim saber dar o destaque devido para cada detalhe da sua música. Você provavelmente  reconhece uma música ao ouvir um trecho ou um instrumento específico. 

A mixagem é o momento perfeito para isso, pois é aqui que na maioria das vezes as idéias começam a brotar pelo fato de você já ter ouvido aquela canção 1000 vezes. Busque encontrar formas para dar o toque final em sua mix. "O canal daquele violão pode ser duplicado e aberto em dois canais , trazendo assim uma profundidade na minha mix". Ou ainda "trazer mais presença para os vocais neste momento dará toda força para a música". 

Estes pontos que podem parecer detalhes insignificantes podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de sua musica. 

Espero ter te ajudado a encontrar formas para dar os primeiros passos em seu processo de Mixagem. 

Tenha em mente que o conhecimento e a prática serão o seu maior aliado no mundo áudio, pesquise sobre como os produtores do seus estilo musical trabalham. Entenda os seus processos de produção e traga para o seu estúdio o melhor de suas pequisas. 

Lembre-se: O melhor equipamento de um estúdio é o produtor !!! 

Veja outras matérias em nosso site abaixo:

Postar um comentário

0 Comentários