Gravação em Home Studio – Guia de Montagem para Iniciantes

Muitos iniciantes pensam que construir um estúdio de gravação é um grande projeto, que precisa de meses de planejamento, pesquisa e, é claro, um alto investimento financeiro. Mas, na real, começar a construir um home studio para gravação pode ser mais fácil do que você pensa.

Pra ajudar você que está pensando, ou já começou a se aventurar pelo universo dos home studios, preparamos um Guia Para Iniciantes em Gravações em Home Studio. Esperamos que essa matéria ajude você a dar os primeiros passos no universo do Home Studio.

Gravação em Home Studio – Guia de Montagem para Iniciantes
Gravação em Home Studio – Guia de Montagem para Iniciantes

Só queria lembrar que temos muito material no site sobre este universo, sobre home studio, gravação, mix, master e afins. Então, vale a pena navegar por nossas páginas. Garanto que irá encontrar solução pra sua questão.

Aqui, vamos te dar um passo a passo para sair do absoluto zero e montar um home studio para gravação profissional, com o menor custo e com a maior qualidade possível.

Por que optar pela Simplicidade?

Quando começamos no universo do home studio, nos deparamos com uma infinidade de equipamentos, softwares, plugins e tudo mais que você possa imaginar.

Só de olhar os preços de alguns equipamentos, desistir já passa pela cabeça. Por isso defendemos que a opção pela simplicidade pode ser fundamental para seu início no home studio.

Optando pela simplicidade você evitará alguns problemas que podem transformar seu sonho de home studio em um pesadelo. Optando pela simplicidade você evitará:

  • Gastar dinheiro e tempo desnecessariamente;
  • Ficar sufocado com infinitas opções e possibilidades;
  • Se sentir sobrecarregado, desencorajado e desistir do seu sonho. 

Não acho que vale a pena desistir de um sonho mesmo no começo. Mas, tenha em mente que simplicidade não quer dizer abrir mão da qualidade.

 

Quanto irá custar um home studio para gravações?

Essa é uma pergunta que se alguém te der um valor exato, estará mentindo. O valor do investimento em um home studio vai depender muito de fatores como o que você pretende produzir em seu home studio, quais as necessidades do seu estilo musical para gravações.

Por isso, sempre defendo que você deve saber o básico necessário para começar. Conforme for dominando os equipamentos que tiver, souber explorar todas possibilidades do seu setup, ai sim, você começa a pensar em novos equipamentos em expandir.

Mas pra responder a questão, é possível montar um primeiro setup para home studio com apenas R$ 800,00. Se tiver interesse, clique aqui e assista a um vídeo mostrando como montar um home studio com R$ 800,00.

Temos uma matéria aqui no site onde falamos sobre o que é preciso pra montar um home studio. A postagem que você está lendo agora é um bom guia para quem está começando e não sabe do que vai precisar e a matéria abaixo também irá esclarecer muito algumas de suas dúvidas sobre como montar um home studio de gravação. Recomendo que leia:


O Primeiro Setup de Home Studio Perfeito para Iniciantes:

Para facilitar ainda mais a sua jornada inicial no universo dos home studios de gravação, listei os 7 itens que você precisará para começar. Abaixo vou deixar a lista com os 7 itens essenciais para começar, na sequencia vou falar um pouco mais sobre cada um deles.

  1. Um Computador ou Notebook;
  2. Uma Interface de Áudio;
  3. Um Par Monitor de Áudio;
  4. Um Fone de Ouvido;
  5. Um Microfone;
  6. Um Pedestal para Microfone;
  7. Um Pop Filter.

 

Apenas com estes 7 itens você terá um home studio funcional pronto para começar a trabalhar. Vamos ver mais detalhes sobre cada um destes itens no decorrer desta matéria:

Um Computador ou Notebook:

Independente de qual das duas opções você escolha, ter um computador (ou notebook) é indispensável para qualquer home studio.

Dentro do Home Studio, me atrevo a dizer que o computador é a peça principal (logicamente desconsiderando as competências do produtor que irá operar a máquina).

É dentro do computador que a mágica irá acontecer. Ele será o responsável por gravar suas músicas. Também será nele que você irá editar, mixar e masterizar sua música.

O computador irá desempenhar o papel de diversos equipamentos físicos que são comuns a grandes estúdios.

Então, fica evidente que você precisará de um bom computador para tirar máximo proveito de seu home studio. Se você já tem um computador, já é meio caminho andado. Se você está estudando e irá adquirir uma máquina em breve, recomendo que leia a matéria abaixo onde preparamos uma seleção com 3 configurações de computadores para home studio:

Também temos outros artigos sobre computador para home studio no site. Clique aqui para ler.

 

Uma Interface de Áudio:

Depois do computador, a interface de áudio é um dos principais equipamentos em que você precisará investir.

A interface de áudio será a responsável por levar para dentro do computador o áudio capturado por seu microfone. É também da interface de áudio a responsabilidade de enviar para os monitores de áudio e/ou para os fones de ouvido o som captado e modificado em seu computador.

Existem muitas opções de interface de áudio no mercado. Muitas mesmo. De todos os tamanhos, com a mais variada quantidade de entradas e saídas, de várias marcas. Escolher a interface de áudio ideal para seu home studio de gravação vai depender muito de qual sua intenção com seu home studio. Temos um guia aqui no site que pode te ajudar a escolher e interface de áudio ideal para seu home studio. Veja abaixo:

 

Um Par de Monitor de Áudio:

O monitor de áudio é o equipamento que fará com que você ouça tudo que grava e produz dentro de seu computador. Talvez seja um dos itens mais caros que você precisará comprar e em alguns casos, até é recomendado que você não tenha um monitor (neste caso iria utilizar apenas fones de ouvido).

Monitores de áudio tem seu preço e qualidade muito ligados a fidelidade com que reproduzem o som. Bons monitores são ditos como flats (podemos resumir como a capacidade de reproduzir áudio sem reforçar ou atenuar frequências).

O grande ponto dos monitores de áudio é que você precisará ter uma sala com um mínimo de tratamento acústico para conseguir usar o máximo de seus monitores. Se sua sala não for bem tratada, ela pode reforçar ou cancelar frequências que vão fazer suas mixagens soarem muito mal.

Tenha muito cuidado na hora de escolher seus monitores de áudio. Traremos outras matérias para o site falando sobre eles.


Receba atualizações grátis 👇🏼

 

Um Fone de Ouvido:

Os fones de ouvido são um grande aliado no home studio. Com os fones, você não terá os problemas que uma sala sem tratamento acústico carrega. Ao contrário dos monitores de áudio, com os fones você não terá o problema de reflexão das paredes. Isso é uma vantagem importante.

Na hora de escolher um fone de ouvido, também é importante optar por um equipamento equilibrado (que não acentue e nem atenue frequências). Outro ponto que você precisará prestar atenção, é no conforto dos fones. Lembre-se que passará muito tempo com eles na cabeça.

 

Um Microfone:

Se você pretende gravar vocal ou instrumentos acústicos em seu home studio, certamente precisará de um bom microfone.

No mercado também existem muitas opções. Dinâmicos ou Condensadores, com vários padrões de captação.

O mais importante de saber no início é que o tratamento acústico de sua sala também irá influenciar na escolha do microfone ideal. Sugiro que leia a matéria abaixo para entender melhor o que são microfones dinâmicos e condensadores e qual a opção ideal pra você:

 

Um Pedestal para Microfone:

Quando pensamos que você será quem fará todo o trabalho em seu home studio, não dá pra pensar que você será capaz de segurar o microfone, operar o computador e ainda cantar ou tocar, tudo isso ao mesmo tempo.

O pedestal também é importante para manter o microfone fixo e evitar que os ruídos do manuseio interfiram na sua gravação.

Na hora da compra, faça a opção por um pedestal de microfone com boa construção. Escolha um firme e que tenha uma boa estabilidade (alguns microfones são pesados, pedestais baratos demais podem tombar e te dar um baita prejuízo).

 

Um Pop Filter:

Pra fechar essa sessão, o pop filter é um item barato e que irá fazer a diferença em seu home studio. Caso não saiba o que é um pop filter, ele é aquela tela que vemos frequentemente em frente aos microfones nos estúdios de gravação.

O Pop Filter é responsável por filtrar o excesso de ar produzido enquanto cantamos. Ele ajuda a reduzir a sibilância e também os “estouros” produzidos principalmente quando falamos P e B.

Tenha um em seu home studio!

Vamos chegar ao fim dessa matéria, mas, lembre-se que é apenas um ponto de partida. Tem mais conteúdo no site. 

Espero que essas dicas ajudem você. E lembre-se que conhecimento é o principal ativo que você terá em seu home studio. Aqui no site você consegue aprender bastante e de graça. Veja as matérias pelas principais categorias abaixo:

Postar um comentário

0 Comentários