5 Equipamentos Básicos para Todo Home Studio – Por Ossia

Cara, sei que montar um home studio pode já ter sido, ou ainda é uma das primeiras metas na sua lista de objetivos. Todo mundo que começou a ter um contato com produção musical, gravação, mixagem e afins gostaria de ter um pequeno estúdio musical montado no conforto de seu lar. 

Nessa busca, o primeiro obstáculo que esbarramos é o alto custo dos equipamentos para home studio e a grande gama de opções para escolher.

Mas, afinal, o que preciso pra montar um home studio com uma boa qualidade? Quais equipamentos devo comprar? O que não comprar? 

5 Equipamentos Básicos para Todo Home Studio – Por Ossia
5 Equipamentos Básicos para Todo Home Studio – Por Ossia

Já falamos um pouco sobre esse assunto em um outros posts aqui no site. Se você quiser conferir, vai somar muito com o conteúdo dessa matéria. Confere lá: 


Na matéria de hoje trago ideias absorvidas do grande canal do Ossia. Eles tem um vídeo em seu canal no YouTube falando justamente sobre os 5 Equipamentos Básicos Para Todo Home Studio

Antes de mais nada, é importante salientar que o que falamos aqui não deve ser tratado como regra. Talvez, para o seu objetivo possa ser necessário uma menor estrutura, ou, apenas esses 5 equipamentos não vão atender a sua demanda, mas, de toda forma, essas indicações são perfeitas como ponto de partida. 

Vou discorrer em texto sobre o tema e, no final da matéria, vou deixar o vídeo do Ossia para você conferir. 

1º Equipamento para Home Studio: Computador

Pensando em um home studio, certamente um dos primeiros itens que você precisará é um computador ou notebook. 

Este item é de total importância e merece muita atenção e investimento. Podemos dizer que o computador é o principal equipamento de um home studio

Dentro de seu home studio, basicamente você vai precisar processar áudio, MIDI, Instrumentos Virtuais, Plugins e muito mais. E, por se tratar de um home studio, onde os recursos financeiros são escassos, seu computador será responsável por todas essas funções.

Invista bem em um computador para seu Home Studio, lembre-se que durante os trabalhos você precisará de ouvir algumas coisas com processamento em tempo real, precisara emular diversos efeitos inbox, irá trabalhar com múltiplos arquivos e possivelmente instrumentos virtuais ao mesmo tempo. Por isso, um PC ou notebook potentes são fundamentais.

Um bom PC para Home Studio deve ter um bom processador, minimamente 4 GB de memória e 64 bits. Falamos mais sobre computadores e notebooks para Home Studio em outras postagens aqui no site. Veja: 



2º Equipamento para Home Studio: Interface de Áudio

Outro equipamento essencial em qualquer home studio é uma interface de áudio. A interface de áudio é o equipamento responsável por fazer toda a comunicação com o computador. 

Como nosso orçamento é restrito, uma interface de áudio precisa contar com alguns recursos. Um deles é ter um pré-amplificador integrado, assim você não precisará gastar mais com um pré externo. A grande maioria das interfaces de entrada das marcas referências no mercado contam com este recurso. 

Além das entradas com pré-amplificador, é bom ter uma entrada de linha em sua interface, assim você poderá gravar além de vocais, instrumentos plugados direto na interface (guitarra, baixo). 

Uma boa interface de áudio deve ter também um conversor Analógico/Digital para que se comunique com seu computador. A conexão de sua interface também deve ser considerada. Verifique quais tipos de conexão seu computador do home studio comporta.

A quantidade e tipos de canais de sua interface também vão depender muito de sua disponibilidade financeira e do que pretende produzir. 

O Ossia defende 3 pontos essenciais para se considerar na hora de escolher uma interface de áudio. São eles: 
  • Pré-amplificadores integrados, se você tiver que gravar a nível de microfone ou a nível de instrumento ou qualquer função de captação de áudio;
  • Conversor de boa qualidade, que mostre as coisas em tempo real e que tenha uma comunicação muito boa com o seu computador.
  • Alimentação de energia externa, que não venha diretamente pelas entradas USB, pois isso acarreta um pouco mais de ruído às suas produções.

Em outras matérias aqui no site vamos falar mais sobre interfaces de áudio. Clique aqui e confira algumas.

Receba atualizações grátis 👇🏼


3º Equipamento para Home Studio: Softwares

O terceiro item não é bem um equipamento, mas, é uma ferramenta fundamental em um home studio. Os softwares DAW (Digital Audio Workstation) é a estação de trabalho digital. É dentro deste software é que tudo irá acontecer. É nele que você irá gravar, editar, mixar e tudo mais que precisar fazer em seu home studio.

Os principais softwares DAW são: 

  • Pro Tools (antigo Sound Tools), da Avid;
  • Sonar, da Cakewalk;
  • Logic Pro, da Apple;
  • Cubase, da Steinberg;
  • Studio one, da PreSonus;
  • Ableton Live, da Ableton.


Estes são apenas alguns softwares, existem muitos outros no mercado. Então, para escolher o seu, vale uma pesquisa e o ideal para escolher um com o qual irá trabalhar, é bom experimentar mesmo. 

4º Equipamento para Home Studio: Microfone

Outro item totalmente útil em seu home studio é um microfone. A não ser que vá trabalhar somente com criação de áudio direto no PC, como música eletrônica ou produzindo beats, com certeza precisará de um bom microfone. 

A escolha de um microfone é algo complexo. Primeiro é preciso se decidir entre um microfone dinâmica ou condensador. Essa escolha deverá levar em conta o nível de ruído e de tratamento acústico da sua sala. Temos uma matéria falando das diferenças entre microfones condensadores e dinâmicos. Clique aqui para conferir. 

5º Equipamento para Home Studio: Fone de Ouvido

Aqui um ponto em que não temos consenso entre os produtores. Alguns defendem que monitores de áudio externo são fundamentais, porém, eu concordo com a linha que defende que ter um bom fone de ouvido é melhor do que ter um monitor de áudio externo de baixa qualidade.

Isso pra mim é bem óbvio. Monitores de áudio são equipamentos caros, e, montando nosso primeiro home studio, dinheiro não é tão farto assim. Já com um fone de ouvido, você consegue comprar um fone de muita qualidade por um valor menor. 

Outro ponto que me faz defender o uso de fones de ouvido em home studio é o fato de que na maioria das vezes não temos um ambiente acusticamente tratado, e, um monitor e a qualidade de seu áudio é muito influenciada pela acústica do ambiente. 

Equipamento Bônus para Home Studio: Plugin Redline Monitor

Este plugin é justamente para suprir uma falha do uso de fones de ouvido dentro de home studio. Ele basicamente simula a ambiência do uso de monitores de áudio externo. Ele simulara a presença de um par de monitores em seus fones de ouvido e isso pode ser útil na hora de mixar. 

Você pode usar recursos como ajuste de inclinação dos monitores ao seu spot, você também terá a emulação das reflexões de uma sala com monitores.

Veja agora o vídeo 5 Equipamentos Básicos para Todo Home Studio – Por Ossia:


Bom, esses são os equipamentos básicos para um home studio na visão da turma do Ossia. Espero que tenha gostado da matéria e confira outras abaixo:

Postar um comentário

0 Comentários