Como montar um Home Studio para Rap, Trap e Funk

Funk, Rap e Trap. O que acha que existe de semelhante nesses estilos musicais? Bom, penso que fator comum entre esses gêneros é que em todos eles, um estúdio mais simples, é o suficiente para produzir bons trabalhos.

Em minha experiência como beatmaker e produtor de Rap, pude entender que não é preciso um grande investimento para ser capaz de produzir com qualidade. Nessa matéria vou falar um pouco mais sobre requisitos de um home studio para trabalhar com Funk, Rap e Trap.

Como montar um Home Studio para Rap, Trap e Funk
Como montar um Home Studio para Rap, Trap e Funk
Vamos considerar que você pretende montar um home studio básico para começar a trabalhar com os estilos que citamos. Você cuidará da produção do instrumental, captação de voz, edição, mixagem e masterização do trabalho.



Como sabemos, em praticamente 90% das produções destes estilos, todo o instrumental é produzido inbox, além do vocal, nada mais costuma ser gravado. Isso simplifica as coisas na hora da montagem de um home studio para rap, funk e trap.

Quais equipamentos eu preciso para produzir Rap, Funk e Trap?

Bom, partindo do ponto que você já tem um computador com um software DAW instalado, você precisará de um microfone de qualidade, uma interface de áudio simples (2 canais são mais do que suficientes), um ou dois fones de ouvido e monitor de áudio. Um controlador MIDI também pode ser útil, mas, não é essencial.

Então, já temos a listagem de quais equipamentos são necessários para produzir rap, trap e funk:
  • Interface de Áudio;
  • Microfone;
  • Fone de Ouvido;
  • Monitor de Áudio;
  • Controlador MIDI (opcional).


Além destes equipamentos tem alguns acessórios que são necessários. Você também precisará de um pedestal para microfone, um pop filter e um cabo XLR pra ligar seu microfone à sua interface. (Veja mais sobre acessórios para home-studio).

Antes de entrar em detalhes sobre cada um dos equipamentos citados, vamos falar um pouco sobre como funciona o processo de produção de funk, rap e trap.

É comum nesses meios que os MC's e cantores gravem os vocais em um estúdio ou mesmo em casa e enviem os arquivos de voz para um produtor. Não precisa dos dois estarem em contato físico direto. Alinhando as idéias e expectativas é possível realizar essa produção a distância.

Outra forma bem comum é o MC ou cantor comprar o instrumental, também chamado de Beat de um produtor que disponibiliza catálogos online. Com esse beat comprado, ele vai até um estúdio ou em casa mesmo grava os vocais e finaliza a produção da faixa.

Então, como não vai ter nenhuma gravação de instrumento na história, as coisas ficam bem mais simples. Isso não é por acaso, o Rap, dentro do movimento hip-hop surgiu na base de recortes de loops de outros gêneros musicais, carrega muito a bagagem de ser criada na raça, independente e sem muitos recursos.

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um dos equipamentos. Vou passar uma visão superficial sobre o que você precisa saber e no final do artigo vou deixar alguns links com conteúdo mais aprofundado.

Interface de Áudio:

A interface de áudio será a responsável por fazer o som captado pelo microfone entrar no seu software DAW. Sei que é extremamente superficial essa explicação, mas, é pra ser simples e direta para quem não tem tanta experiência no meio entender.

Além de trazer o sinal do microfone para dentro do computador, a interface de áudio também é responsável por fazer com que o som do computador, gerado em seu software DAW, seja reproduzido em fones de ouvido e monitores de áudio.

Falamos mais sobre interfaces de áudio em outras matérias do site. Clique aqui para ver.

Microfone:

Falando de microfone temos duas opções de categoria (duas pra resumir né!). Temos microfones dinâmicos e microfones condensadores. Em estúdios é mais comum o uso de microfones condensadores. Se quiser saber mais sobre a diferença entre microfones condensadores e dinâmicos clique aqui.

É importante que você escolha bem seu microfone. Ele vai captar o vocal dos MC's e cantores em seu home studio. Se já usar um microfone ruim para gravar, dificilmente conseguirá um bom som!

Fones de Ouvido:

Fones, no plural, porque você poderá precisar de dois fones. Durante a gravação do vocal, o MC precisará ouvir o instrumental para poder cantar no andamento da música, mas, também é importante que você, produtor, ouça o que está sendo gravado.

A não ser que tenha uma sala de gravação separada da técnica, você não poderá usar seus monitores de áudio enquanto estiver gravando vocais na mesma sala.

Monitores de Áudio:

Monitores de áudio são necessários em um home studio. Afinal, deles é que vai partir o som que chegará aos seus ouvidos. Monitores de áudio são equipamentos relativamente caros. A alternativa as vezes é usar apenas os fones de ouvido ou caixas multimídia que se dizem "monitores de áudio" e tem preço mais acessíveis. Eu, por exemplo, tenho em meu home studio um par de caixas Microlab B77. Não são monitores, mas, são as que meu dinheiro pode pagar.

Com esses equipamentos já é possível trabalhar. Uma outra coisa que pode ser muito útil e agilizar seus trabalhos, principalmente se você também é o responsável pela criação dos instrumentais é um controlador MIDI.

Controlador MIDI:

Controlador MIDI é o equipamento que vai tornar possível você controlar plugins em seu software DAW. Existem MIDI no formato de teclados, outros com pads estilo MPC, com knobs, com faders. São muitas opções.

Se tiver alguma grana para investir, um controlador MIDI vai agilizar muito seu trabalho.

Tem um vídeo onde é ensinado como montar um home studio com R$ 850,00. É uma configuração totalmente básica, mas, se seu orçamento é limitado assim, vale a pena conferir. Veja abaixo:

Como Montar um Home-Studio com R$ 850,00 [Setup Home-Studio 01]:



Bom, como falei, essa matéria é um pontapé inicial na sua pesquisa por equipamentos para seu home studio de Rap, Trap e Funk, mas, é importante que aprofunde seu conhecimento. Veja mais matérias em nosso site nos links abaixo:

Postar um comentário

0 Comentários