Usando a placa de som onboard do seu computador no Home Studio

Meu amigo, sei bem como é começar um home studio. Conheço a dificuldade enfrentada pela grande maioria na hora de comprar equipamentos. Mas, você pode começar seu home studio somente com um computador.

Usando a placa de som onboard do seu computador no Home Studio
Usando a placa de som onboard do seu computador no Home Studio

Falei em outra matéria sobre algumas sugestões de configurações de computador para home studio, e, se você ainda não leu, clique aqui para ler.

Seja montando um computador para seu home studio, ou usando o que você já tem, é possível começar a trabalhar somente com o computador. Logicamente, você também precisará de um software DAW e de alguns plugins VST e VSTi. No final deste artigo vou deixar alguns links com mais matérias para lhe ajudar.



O problema de usar apenas o computador para começar a produzir em home studio é que as placas de áudio que já vem com o PC usam uma tecnologia que não é compatível com os Softwares DAW. Então, você precisa de uma solução para essa questão.

Para poder gravar conectando seu microfone ou instrumento direto na entrada P2 (mic/line – dependendo do modelo) de sua máquina, você precisará de um software chamado ASIO (ASIO4All).

O que é o ASIO e ASIO4All?

ASIO é a sigla para Audio Stream Input Output. O Driver ASIO foi desenvolvido pela Steinberg (a mesma empresa que desenvolve DAWs como Cubase e Nuendo). Este software possibilita comunicação entre interfaces de áudio e os softwares DAW.

Em 2003, Michael Tippach iniciou o projeto Asio4All. O Asio4All é basicamente um driver Asio compatível com qualquer placa de som, até mesmo as que já vem nos computadores e notebooks e utilizam o padrão WMD nativamente.

Basicamente, o ASIO4All pega todo poder de processamento de áudio do seu computador e deixa dedicado apenas para sua DAW. Com isso você consegue reduzir a maldita latência existente quando não se tem uma interface de áudio a disposição.

ASIO - Use o ASIO4All para gravar com seu computador sem interface
ASIO - Use o ASIO4All para gravar com seu computador sem interface


O ASIO4All é totalmente gratuito. Você pode baixar e instalar sem maiores dificuldades. Esse protocolo é usado por todos os Softwares DAW é será a salvação de seu Home Studio.

O ASIO4All é muito bom, mas, está longe da perfeição. Mesmo ajudando a reduzir a latência de suas gravações, ele vai cobrar qualidade na resolução deste áudio. Então, você logo verá que é importante investir em uma placa de áudio ou interface dedicada com um software Asio nativo.

Quando eu produzia sem ter uma interface de áudio, usando apenas o ASIO4All e a placa de som do meu notebook, eu precisava manter o buffer configurado em níveis bem baixos para fugir da latência, mas, esse buffer baixo, a medida em que o projeto ia ficando mais complexo, acabava fazendo o áudio sair nas caixas repicado, distorcido, como se algo estivesse muito errado.

Veja também: Como Gravar Áudio de Qualidade com um Notebook

Quando eu aumentava o buffer, a qualidade e poder de processar bem o áudio aumentavam também, mas, junto com esse benefício, vinha o problema de latência também aumentar.

Então desenvolvi um método para conseguir trabalhar bem. Usava o buffer baixo para gravar. Na hora de mixar, usar plugins, trabalhar com muitas trilhas, subia o buffer. E até conseguir comprar minha primeira interface, foi assim que me virei.

Então, se você ainda não tem uma interface de áudio em seu home studio. Baixe o Asio4All agora mesmo. Vou deixar um link mostrando como baixar e instalar o ASIO4All e melhorar o desempenho de áudio do seu computador. Logo após o vídeo vou deixar um link para você baixar a versão mais recente do Asio4All.

Como Baixar e Instalar o ASIO4All e Melhorar o Desempenho de Áudio do Seu Computador:



Para baixar a última versão do Driver ASIO4All acesse o site do desenvolvedor abaixo:


Veja mais artigos no site abaixo:

Postar um comentário

0 Comentários