O que é preciso para montar um home studio de gravação?


Provavelmente, se você pensa que montar um home studio de gravação, já se fez ou as perguntas abaixo:
  • Montar um home studio de gravação é muito caro?
  • Ter um home studio de gravação é um processo demorado, exige muito planejamento, estudo e meses de e mais meses de preparo?
  • Preciso de uma sala grande e preparada para montar um home studio?
Então, apesar de todas as questões acima serem afirmativas de certa forma verdadeiras, montar um estúdio de gravação em casa não é este monstro de sete cabeça que muitos imaginam.

Logicamente, é preciso planejamento e estudo, é preciso investir algum dinheiro. Mas, o conceito inicial de um home studio é justamente uma alternativa para baratear os custos envolvidos na construção de um estúdio profissional.


Vou relatar uma experiencia pessoal que tive a oportunidade de vivenciar na construção de um estúdio profissional de alto nível. Se quiser pular essa parte e ir direto para onde falo sobre o que é preciso para montar um home studio de gravação clique aqui.

O que é preciso para montar um home studio de gravação?
O que é preciso para montar um home studio de gravação?

Em 2016 estive diretamente envolvido na finalização de um estúdio profissional de alto nível em um projeto social que trabalho em Belo Horizonte. Esse estúdio estava desde 2006 em andamento. Até 2016, a ONG só havia conseguido construir a estrutura de alvenaria do estúdio.

Vou falar um pouco sobre a construção deste estúdio profissional só para ter noção do quanto é caro construir um estúdio profissional de alto nível.

Ao começar, todas as paredes do estúdio foram construídas com blocos de concreto preenchidos com areia. Isso serve para ter uma isolação acústica eficiente. As paredes também eram todas assimétricas, nenhuma delas é paralela. O pé direito é muito alto, quase equivalente a uma casa de 2 pavimentos e a laje deste estúdio não é plana, são duas águas com inclinações diferentes.

O projeto deste estúdio foi feito por grandes nomes da arquitetura e projetos de acústicos (João Diniz e Renato Cipriano que é membro da WSDG – procure saber sobre eles).

Só na finalização, que envolve reboco, janelas e portas acústicas, revestimento interno, painéis acústicos absorvedores e difusores... tudo necessário para um estúdio de grande porte, custou cerca de R$ 200.000,00.

Estúdio Musical da Associação Querubins em Belo Horizonte
Estúdio Musical da Associação Querubins em Belo Horizonte

E outros R$ 150.000,00 foram investidos em equipamentos. Mesmo com este investimento gigantesco, este estúdio atualmente só é locado para ensaios. Ainda faltam equipamentos para que possa ser usado para gravação.

Agora, acredito que assim como eu, nem nos melhores sonhos, temos um orçamento gigantesco como este para montar nosso estúdio dos sonhos. É aí que entra o home studio. A ideia central de um home studio é tornar financeiramente viável que qualquer um, com certo esforço, consegue montar em sua própria casa.

Criei este site, o Home Studio Brasil, justamente para auxiliar quem sonha em montar um estúdio em casa e não sabe por onde começar. Esta é só a uma das dezenas matérias sobre o assunto que escrevemos para o site. Então, vamos ver o que é preciso para montar um home studio de gravação em casa:

O que é preciso para montar um home studio de gravação em casa?

Podemos dividir as necessidades para montar um home studio de gravação em três grandes áreas:

Uma ligada a hardware e toda parte física, como uma sala ou local em sua casa, equipamentos, acessórios e tudo o que podemos tocar.

Outra ligada a parte de software, nela enquadramos os softwares de gravação e manipulação de áudio que pretendemos usar. Plugins VST e VSTi (Se não sabe o que são, no final deste artigo vou deixar uma matéria falando sobre o assunto).

E a terceira, que eu considero a mais importante: Conhecimento, estudo, dedicação e força de vontade. Tudo isso ligado ao que depende única e exclusivamente de nós. E este é um ponto muito falado aqui no site.

O primeiro ponto que você precisa se lembrar quando pensar em montar um home studio é onde ele será instalado. O ideal é que tenha uma sala exclusiva para ela, mas, se não for possível, escolha um local onde poderá ter uma mesa que comporte seus equipamentos. Dê preferência para um local onde não tenha muitos ruídos.

Você pode montar seu home studio em seu quarto, na sala, no escritório. Só não pense em montar um home studio na cozinha e nem no banheiro! Umidade e gordura são inimigos mortais de equipamento eletrônicos.

Um dos principais fatores que faz com que um home studio seja bem mais barato que um estúdio convencional é o fato de grande parte dos equipamentos físicos como compressores, equalizadores, gates, efeitos e processadores podem ser substituídos por Plugins VST. Assim, você pode ter a mesma funcionalidade destes equipamentos dentro do seu computador. Assim você pode economizar muito dinheiro!

Vou apresentar alguns conceitos básicos sobre cada uma das áreas que citei acima, e, em outras matérias aqui do site vamos aprofundar em cada um desses pontos.

Quais equipamentos são necessários para montar um home studio de gravação?

O principal equipamento que você vai precisar para montar um home studio é um computador. Quando digo computador, pode ser um computador desktop (PC de mesa), um notebook ou um All-in-One. Também é possível usar Windows ou Mac. Mais abaixo vou deixar alguns links relacionados a computador para home studio para quem quiser se aprofundar.


O básico de um computador para home-studio:

Pensando que o computador vai ser a central do seu home studio, que dentro dele vão rodar todos os softwares DAW e plugins necessários para trabalhar em seu home-studio, o computador para home studio precisa ter uma boa configuração.

Computador e Notebook para Home Studio
Computador e Notebook para Home Studio


Qual a configuração mínima de um computador para home studio?

Vou abreviar o assunto, mas, logo abaixo vou deixar link para outras matérias no site que falam sobre computador para home studio.

Atualmente, a grande maioria dos softwares DAW recomendam minimamente um computador com algumas configurações. Essas configurações são mínimas, abaixo delas, dificilmente conseguirá usar o computador em seu home studio:

Configuração Mínima de um PC para Home Studio:

  • Processador Intel ou AMD com ao menos 3.0 GHz;
  • Memória de 4 GB;
  • HD 500 GB.


Como falei, essa é a configuração básica de um computador para Home Studio. Com ela já é possível começar a trabalhar, mas, você logo precisará de um upgrade, então, sugiro que, se possível, já comece com uma configuração mediana. Veja um exemplo abaixo.


Configuração Recomendada para um Computador para Home Studio:

  • Processador Intel Core i5 (ao menos 4ª geração);
  • Memória de 16 GB 1600 MHz;
  • SSD de 120 GB (SSDs tem um desempenho muito superior em relação aos HDs);
  • 1 TB de HD 7500 RPM.

Existem configurações ainda melhores. Em outras matérias do site falaremos mais sobre elas.

Interface de Áudio para Home Studio de gravação:

Interface de áudio para home studio
Interface de áudio para home studio

Outro equipamento essencial para um Home Studio é uma interface de áudio. Não vou entrar em detalhes neste artigo sobre interfaces de áudio, mas, a quantidade de entradas e saídas vão ser dimensionadas de acordo com a finalidade do home studio. Assim como em outros pontos que falamos superiormente nesta matéria, vamos deixar links para matérias mais completas no final do artigo.

Fones de Ouvido para Home Studio de gravação:

Fones de Ouvido para Home Studio
Fones de Ouvido para Home Studio

O ideal em um home studio seria ter um par de monitores de áudio e um bom fone de ouvido, mas, inicialmente apenas com um fone de ouvido mediano é possível começar a trabalhar em um home studio.

Microfone para Home Studio de Gravação:

Microfones para Home Studio também é um tema que vai ganhar uma matéria, talvez até mais, aqui no site. Basicamente podemos dividir em microfones dinâmicos, que são os geralmente usados em shows, aqueles de mão que lembram um sorvete. Outros são os microfones condensadores, usados em estúdios profissionais.

Microfones para Home Studio de Gravação [Condensador e Dinâmico]
Microfones para Home Studio de Gravação [Condensador e Dinâmico]

Microfones dinâmicos geralmente tem uma sensibilidade e amplitude de captação menor que os condensadores. Por outro lado, captam menos ruído e reverberações. Em ambientes com ruído ou com acústica ruim são mais recomendados.

Já os microfones condensadores, além de precisarem de alimentação Phantom Power, são bem mais sensíveis e vão captar muitos ruídos do ambiente. E também, se a sala onde está instalado seu home studio não for devidamente tratada, vão captar muito as reverberações da sala.

Além destes equipamentos para Home Studio, você também vai precisar de alguns acessórios extra para começar. Veja quais:
  • Pedestal para Microfone;
  • Pop Filter;
  • Cabo para conexão do Microfone.

Somente com esses equipamentos já é possível começar a trabalhar em seu home studio. Recomendo que leia os demais artigos que estarão no final da postagem e estude mais antes de adquirir qualquer equipamento.

Além de equipamentos físicos para home studio, também será preciso que tenha um software DAW. DAW, caso não saiba é a sigla para Digital Audio Workstation (traduzido como Estação de Trabalho de Áudio). Esse programa será onde você vai gravar, editar, mixar e masterizar seus trabalhos.

Nos softwares DAW você também poderá criar trilhas com instrumentos virtuais.

Existem muitos softwares DAW no mercado. Pagos e gratuitos. Escolher o ideal para você vai depender muito de como você se adapta a ele.


Principal softwares DAW pagos para Home Studio:

  • Pro Tools HD;
  • Logic Pro;
  • Ableton Live;
  • Acid Pro;
  • FL Studio;
  • Cubase;
  • Studio One;
  • Sonar;
  • Reason.

Existem outros softwares DAW, e, como já falamos várias vezes, serão estudados mais a fundo em outras matérias do site.

Existem também alguns softwares DAW que você pode usar gratuitamente. Veja algum deles abaixo:

Principais softwares DAW grátis para Home Studio:

  • Audacity;
  • Pro Tools First;
  • Cubase LE;
  • Ableton Lite;
  • Reaper.

Se ainda não teve contato com nenhum software DAW, recomendo que experimente alguns antes de adquirir. Todos eles têm versão de teste disponíveis para você experimentar.

Para complementar os softwares DAW, é importante ter bons plugins VST e VSTi para complementar seu home studio. Eles vão substituir muitos equipamentos e instrumentos que inicialmente você pode não ter grana pra investir.

O último tópico desta matéria é o que considero um dos mais fundamentais em um home studio: Conhecimento!

Do que adianta ter o computador mais foda, todos os equipamentos que o dinheiro puder comprar, os softwares mais caros e complexos, os maiores pacotes de plugins do mercado se não souber como usá-los. Então meu amigo, não poupe esforços para estudar, para aprender, para evoluir.

Lembre-se sempre que seus equipamentos podem ser roubados, estragarem, mas, a única coisa que você terá para sempre é o seu conhecimento.

Nós dedicamos uma página inteira aqui no site para indicar os melhores cursos relacionados a home studio e produção musical. Clique aqui e veja quantas opções. Garanto que uma delas é a ideal para você.

O post foi longo, muitos assuntos, mas, isso é apenas o pontapé inicial deste universo maravilhoso e grandioso do home studio. Se você leu até aqui, parabéns, sua vontade de ter um bom home studio está comprovada. Agora, logo abaixo vou deixar os links que prometi ao longo do post:

Postar um comentário

0 Comentários