Microfones Dinâmicos e Condensadores | Diferenças e Aplicações

Microfones são um dos primeiros equipamentos que pensamos em comprar para nosso home studio. Logicamente que antes é importante pensar na interface de áudio, nos monitores de áudio e fones de ouvido. Mas, principalmente se você pensa em gravar vocal, o microfone logo entrará na sua lista de desejos.

Se você já deu uma breve pesquisada por microfones para compra, certamente notou que existe uma infinidade de marcas e modelos no mercado. Nessa matéria vou tentar ajudar você a entender um conceito básico que você precisa saber antes de realizar a sua compra. Vou falar sobre a diferença entre microfones condensadores e microfones dinâmicos e qual a melhor situação para usar cada um deles.

Microfones Dinâmicos e Condensadores | Diferenças e Aplicações
Microfones Dinâmicos e Condensadores | Diferenças e Aplicações\


O que são microfones dinâmicos?

O que são microfones dinâmicos?
O que são microfones dinâmicos?
Microfones dinâmicos são os populares microfones de mão. Esse mais comuns de se ver em palcos e apresentações ao vivo.

O microfone dinâmico é mais forte que o condensador. São mais resistentes e, por isso, mais usuais em palcos (mais resistência a quedas e acidentes).

O microfone dinâmico também é a melhor opção para uso em palcos por seu formato. O corpo cônico é mais fácil de segurar. Além disso, por ser menos sensível que um condensador, ele é mais indicado para situações onde o ruído externo não pode ser controlado.

Microfones dinâmicos também são melhores para trabalhar com as alterações no nível de voz do cantor (hora pode cantar suavemente, hora pode gritar para agitar o público.

Além do palco, microfones dinâmicos também tem espaço e serventia dentro de estúdios e home studios. Apesar dos microfones condensadores serem opção na maioria das vezes, os dinâmicos também são usados. Exemplo clássico são os Shure SM 57 em para captar gravações de amplificadores.

O Shure SM57 e seu irmão Shure SM58 são os mais famosos quando falamos de microfones dinâmicos. Também existem diversas outras marcas e modelos, mas, em termos gerais, estes dois são referência.

Microfones dinâmicos também geram menos microfonia e não transparecem o toque das mãos.

O que os são microfones condensadores?

O que os são microfones condensadores?
O que os são microfones condensadores?
Os microfones condensadores são os mais vistos em estúdios profissionais. São muito mais sensíveis e com definição.

A grande maioria dos microfones condensadores conta com uma placa eletrônica localizada próximo ao diafragma e da capsula e precisam de uma carga elétrica para funcionar. Essa carga elétrica é chamada de Phantom Power. Ela é pode ser fornecida pela interface de áudio, mesa de som, pré-amplificadores ou por equipamentos próprios para essa finalidade (o famoso +48).

Os microfones condensadores podem ser utilizados tanto para gravação de voz quanto para instrumentos.

Os microfones condensadores, por serem mais sensíveis, não resistem a quedas e pancadas. É preciso ter um cuidado bem maior com eles. E eles também são bem mais caros do que microfones dinâmicos, então, o cuidado deve ser triplicado.

A resposta de frequência dos microfones condensadores também é bem maior em relação aos microfones dinâmicos. A resposta também é mais plana, possibilitando uma captação mais clara e precisa.

Microfone Dinâmico x Condensador - Qual devo escolher?

Bom, não existe resposta exata para essa questão. São vários fatores a se considerar antes de optar. Principalmente se este for seu único microfone, como acontece quando estamos começando um home studio.

Um condensador certamente é a preferência da maioria. Dá um ar mais "profissional", nos aproxima de um estúdio top. Porém, considere os prós e contras que apresentamos acima antes de tomar sua decisão.

Se você ainda não tem uma sala tratada, com boa isolação e tratamento acústico, um microfone condensador pode lhe trazer algumas dores de cabeça. Por ser mais sensível, ele vai captar qualquer ruído em sua sala. Também vai pegar toda reverberação do ambiente.

Outro ponto que pesa contra os microfones condensadores é o fato de necessitar de phantom power. Verifique se sua interface de áudio ou mesa de som tem este recurso.

Lembre-se ainda do custo mais elevado dos microfones condensadores em relação aos dinâmicos.

Se for optar por um condensador, esteja ciente destes problemas.

Sei que pode parecer contrário ao que o mercado dita, mas, um microfone dinâmico, inicialmente e como único microfone em seu home studio pode ser a melhor solução. Você pode optar por um modelo de mais qualidade e ainda sim economizar.

Além disso, não vai sofrer com ruído excessivo e nem sobras da sua sala.

Mas, lembre-se: Cada caso e um caso. Tudo vai depender da aplicação que você irá dar para este microfone e o ambiente onde irá utilizar.

Se você ainda está nos primeiros passos do seu home studio, e ainda tem apenas um computador e pretende usar a placa onboard para gravar como dizemos ser possível nesta matéria (clique para ver), só um dinâmico irá lhe atender.

Esse é só uma introdução ao assunto microfones. Em outros artigos vamos trazer mais detalhes como padrões de captação, aplicações na prática e algumas sugestões de compra.

Então, fique ligado no site e veja mais matérias nas opções abaixo:

Postar um comentário

2 Comentários