Como Ganhar Dinheiro com Home Studio?

Como Ganhar Dinheiro com Home Studio?
Como Ganhar Dinheiro com Home Studio?

Montar um home studio precisa de um certo investimento. São horas de trabalho, estudo, além de dinheiro!

E, esperamos como contrapartida, gerar algum lucro com nosso home studio. Não da pra viver só de amor ao áudio e a música. Então, se prepara que preparamos uma seleção ótima com algumas sugestões de como ganhar dinheiro com home studio.

Antes de mais nada, antes de começar a cobrar por qualquer serviço, tenha certeza da qualidade do que está se dispondo a fazer. Vender um serviço de má qualidade irá sujar sua imagem, e, depois fica difícil limpar sua barra.



Como Ganhar Dinheiro com Home Studio:

Produção de áudio publicitário:

Vinhetas, jungles, locuções e afins são uma ótima fonte de renda para seu home studio. Empresas diversas, rádios e afins costumam contratar muito estes serviços.

A procura é grande e o investimento para conseguir atender a estas demandas é um dos menores possíveis. Com um home studio básico você já consegue produzir materiais de qualidade.

Gravação e Produção de Vinhetas para DJs e Beatmakers:

Muitos DJs, tanto iniciantes quanto profissionais já estabelecidos costumam precisar de vinhetas para inserção em seus sets e performances ao vivo.

Beatmakers também são uma outra possibilidade de contratante dos seus serviços. Por experiência própria posso dizer que isso é bem real. Beatmakers usam as chamadas "Tags" em suas faixas para protegerem seus instrumentais de uso indevido e ter uma marca registrada.

Este tipo de serviço é simples de ser executado. O contatante pode querer usar a própria voz ou a sua em suas vinhetas e tags. É possível ainda contratar vozes de banco de locutores e cuidar da produção e personalização do vocal tag.

Locuções políticas:

Trabalho garantido de dois em dois anos são as locuções para políticos. Você já deve ter notado no horário político da TV que muitos candidatos não falam durante seus poucos segundos na TV. Uma voz padrão costuma anuciar nomes e números dos candidatos.

Em outros casos políticos podem contratar home studios para criação de campanhas de áudio para rádio, para reproduzir em comícios e afins.

Cadastro em serviços de banco de vozes online:

Existem diversos sites especializados em vender vozes (de um Google). Basicamente você cadastra áudios com padrões de voz usuais no mercado e disponibiliza na plataforma para que quem preciso de alguma locução possa ouvi-lo e contratar seus serviços de locução.

Entre os clientes você terá agências de publicidade e produtoras de áudio que buscam uma variedade maior de vozes para seus trabalhos.

Criação de instrumentais com uso de VSTIs e Samples:

Um mercado que também pode gerar muito dinheiro para seu home studio é a produção de instrumentais para os mais variados estilo. Os que eu já tive a oportunidade de trabalhar e que são mais simples são a produção de instrumentais para funk e rap.

Chamadas para Festas e Eventos:

Festas e eventos acontecem em grande volume, e, os serviços de um home studio são muito demandados por promoters para divulgação destes eventos.

Criação de rádios personalizadas para lojas:

Em qualquer loja que você entrar já deve ter notado aquela música de fundo. Entre uma música e outra: anúncio dos produtos, ofertas e avisos para os clientes. É mais um bom mercado para se explorar.

Este serviço também é vantajoso pela simplicidade em executar e a recorrência. As ofertas mudam, os preços mudam, as músicas populares mudam. Então, você terá trabalho sempre.

Gravação de Vocais e Acapelas:

Outra forma de ganhar dinheiro com seu home studio é gravando vocais para cantores da suas região. Existe uma grande procura por parte de novos cantores por locais onde possa gravar um vocal sem precisar gastar muito. E, para gravar um vocal, não é preciso contar com toda estrutura e custos de um grande estúdio.

Esses vocais e acapelas são gravados e enviados ainda brutos para produtores encarregados de criar arranjos para as músicas. O contrário também pode acontecer: o cantor chega até seu home studio com o projeto multitrack (playback) e vai até você pra gravar o vocal.

Serviço de Mixagem:

Outra fonte de renda para seu home studio é trabalhar com mixagem. Logicamente para isso é necessário um conhecimento na área.

Produtores costumam terceirizar estes serviços para profissionais mais qualificados e especializados em estilos musicais específicos.

Se você quer trabalhar com mixagem em seu home studio, é importante que esteja preparado para isso. Se quiser, tem um curso muito bom e online que você pode conhecer clicando aqui.

Criação de trilha sonora para Apps e Games:

Outro mercado que tem movimentado cada vez mais dinheiro é o de criação de trilha sonora para games e aplicativos de smartphone. Estes trabalhos requerem mais habilidade e capacidade de criação por parte dos profissionais. Mas, é um mercado altamente lucrativo e em crescimento.

Se você tem facilidade para criar arranjos, compor e criar, esta pode ser uma excelente forma de gerar lucros com seu home studio.


Bom, espero que nossas dicas lhe ajudem e possam te dar ao menos uma referência de onde começar a buscar trabalho e renda em seu home studio.

Veja outras matérias que podem lhe interessar abaixo e qualquer dúvida ou sugestão, deixa um comentário!

Postar um comentário

1 Comentários